Viajando de trem na Tailândia

Se você estiver com vontade de economizar com transporte, viajar como um local e viver uma experiência diferente, viaje de trem na Tailândia!

Nos nossos 15 dias por aqui, usamos o trem em duas ocasiões, e achamos que foi bem legal.

Trem noturno Chiang Mai - Bangkok

A linha de trem principal do país une as planícies centrais, onde fica a capital, aos territórios do Norte numa travessia de 12 horas bem confortáveis.

Os trens que realizam esse percurso possuem cabines privadas de primeira classe, beliches de segunda classe e poltronas de terceira. A não ser que seu budget seja realmente bem reduzido, recomendamos que você compre um bilhete de uma das duas classes superiores. Nós compramos bilhetes da segunda por aproximadamente 1100 baht cada um (ou 140 reais) e adoramos.

O "tchan" da viagem é justamente começar como outra qualquer, com todos os passageiros sentados em poltronas, e, depois de alguns passes de mágica de um funcionário do trem, todos terem à disposição uma cama sobre a qual relaxar.

Seguem algumas fotos dessa viagem:

Na estação de Chiang Mai

Início da viagem em poltronas

Não havia muito lugar para colocarmos as mochilas

Funcionário do trem arrumando nossas camas

E a cama pronta!

Na verdade verdadeira, o conforto da viagem não é o de uma cama de hotel, mas já é bem melhor que uma poltrona de avião na classe econômica.

As luzes ficam acesas durante toda a noite, então mesmo que as cortinas dos beliches já diminuam bastante a claridade, não seria uma má ideia levar uma máscara para dormir. Além disso, o ar-condicionado do vagão é forte. Leve portanto uma blusa de frio!

Para obtermos os bilhetes com uma certa antecedência, usamos uma agência que os compra e os deixa prontos para retirada em algum local. Compramos pelo site 12go.asia e retiramos em um hotel em frente à estação de Chiang Mai. O processo foi bem tranquilo!

Daytrip para Ayutthaya

Durante nossa estadia em Bangkok, reservamos um dia para visitar Ayutthaya, uma cidade próxima que já foi capital do reino de Siam (que deu origem à Tailândia atual). Da sua glória passada só restam ruínas de vários templos, mas ainda assim são um espetáculo de se ver.

Para chegar lá, mais uma vez, vá de trem! A experiência de se pagar 15 baht (aproximadamente 1,90 reais no momento da escrita deste artigo) por uma viagem de 2 horas é única! No entanto, não pense que você terá um beliche arrumadinho por esse preço! Esse é o preço da terceira classe: sem assento marcado (e nem garantido, se o trem estiver muito cheio).

Dê uma olhada nas fotos:

Iza toda contente por ter pago só 15 baht

Tem vendedor de comida e bebida passando pelo corredor

Iza e Maira exibindo a última moda de calça tailandesa na estação de Ayutthaya

Aqui tem que atravessar os trilhos mesmo!

Na volta, sujos e cansados pelo calor da cidade, esperando o trem das 18h30

Os trens para Ayutthaya são bem frequentes (aproximadamente de 1 em 1 hora). Para comprar, basta chegar no guichê da estação e pedir um bilhete para o próximo que estiver partindo. Não aconteceu com a gente, mas ouvimos dizer que às vezes o funcionário se recusa a vender passagem de terceira classe para estrangeiros. Se isso acontecer, lemos que a recomendação é "insistir com um sorriso no rosto".

Mais informações

Conhecemos a possibilidade de se viajar de trem na Tailândia por meio de um site muito bom só sobre esse tipo de viagem: www.seat61.com. Se tiver mais dúvidas ou vontade de conhecer mais sobre viagens de trem em outros países, recomendamos fortemente acessá-lo!

#Tailândia #trem #ChiangMai #Ayutthaya

© 2015 - 1 Mundo, 1 Lua de Mel <3

  • b-facebook
  • Instagram Black Round