O que fazer em Ho Chi Minh City?

Ho Chi Minh City, antiga Saigon, é a maior cidade do Vietnã, com aproximadamente 10 milhões de pessoas. Foi palco de diversos acontecimentos históricos e, hoje, a cidade que testemunhou tantas mortes e tragédias transborda vida por meio de seus museus, prédios antigos, praças, bares e restaurantes. É um lugar que merece, no mínimo, dois dias inteiros.

Uma das maiores atrações de Ho Chi Minh City fica a aproximadamente 70 quilômetros da cidade. Os túneis de Cu Chi foram usados pelos vietnamitas durante a Guerra do Vietnã e, ainda hoje, é possível andar por eles e sentir o clima do passado.

O Vietnã ficou em guerra por mais de 30 anos e, na ocasião, ouve uma ruptura entre o norte, liderado pela Frente Nacional Libertadora e seu líder, Ho Chi Minh, e o sul, capitalista que tinha o apoio dos norte-americanos.

No caso dos túneis, eles eram utilizados por vietnamitas anti-americanos que moravam no sul do país. Eles usavam a parte subterrânea da terra como forma de proteção.

O passeio dos túneis de Cu Chi começa com um breve filme sobre a Guerra do Vietnã (com um viés totalmente anti-ocidental) e, depois, os visitantes passam por tanques de guerras e ciladas que os vietnamitas faziam para pegar os americanos. É possível comprar balas para atirar em um espaço reservado para isso (não fizemos, pois era caro e ficamos com um certo medinho) e, no final, os turistas podem andar 200 metros embaixo da terra em espaços bem apertados para sentir na pele como os vietnamitas faziam. Foi uma experiência incrível!

Para fechar o passeio com chave de ouro, ainda nos serviram mandioca com amendoim, comida dos vietnamitas de Cu Chi na época.

O passeio todo dura umas 6 horas. Pagamos 110.000 dongs no ticket de entrada e 6 dólares pelo tour (por pessoa), que inclui um ônibus do hotel para os túneis e um guia para acompanhar a visita. É imperdível! Saímos de lá bem impressionados com tudo.

Depois disso, ainda fomos para o War Remnants Museum. Os vietnamitas criaram um museu com muitas informações, fotografias e lembranças do conflito entre o norte e o sul. O conteúdo é bem enviesado pró Vietnã e contra EUA, mas vale bastante a pena (embora tenhamos até saído um pouco antes de ver tudo, pois é uma experiência bem pesada).

Neste mesmo dia à noite ainda fomos atrás de uma bia hoi, cerveja típica vietnamita - artesanal, feita na hora e sem conservantes. Andando pelas ruelas de Ho Chi Minh, acabamos encontrando uma rua bem movimentada e cheia de bares, a Pham Ngu Lao. Sentamos em um deles, no estilo "botecão" e com mesinhas pequenas (quando dizemos pequenas, queremos dizer de criança mesmo, pois é assim que a maioria dos vietnamitas come) e finalmente degustamos a bia hoi, que é uma delicia. Como as mesas são minúsculas e quase que grudadas, ainda conhecemos várias pessoas por lá. Gostamos tanto do passeio que até repetimos na noite seguinte. Ah, e uma informação importante: a bia hoi custa USD 0,50. Lemos um artigo falando que é a cerveja mais barata do mundo! E não dá dor de cabeça! :)

No outro dia, optamos por fazer um passeio a pé para conhecer a velha Saigon. Começamos no Parque 23/9 e, de lá, fomos dar uma volta no mercado Ben Thanh, construído em 1914. Eles vendem de tudo e a recomendação, inclusive dos vietnamitas, é pechinchar bastante.

De lá, partimos para o Fine Arts Museum. Acabamos não entrando, mas a fachada é bem bonita. Contemplamos o espaço um pouquinho e saímos por uma ruela cheia de lojinhas de antiguidades: a D Le Cong Kieu. Andamos mais alguns quarteirões, deslumbramos a Torre Financeira Bitexco, famosa na cidade, e passamos pelo Majestic Hotel e pelo Caravalle Hotel. Essa região da cidade é bem bonita e tem várias lojas chiques.

Depois, ainda passamos pelo Teatro Municipal, um prédio com arquitetura bem bonita chamado de People's Committee Building, a Catedral de Notre Dame, que foi inspirado na igreja parisiense, os Correios, e, para finalizar, fizemos uma visita ao Palácio da Reunificação.

Ho Chi Minh é uma excelente porta de entrada para conhecer o Vietnã e certamente você não se desapontará!

#Vietnã #SudesteAsiático #HoChiMinhCity #CuChi #WarRemnantsMuseum #Biahoi #Saigon

© 2015 - 1 Mundo, 1 Lua de Mel <3

  • b-facebook
  • Instagram Black Round