Um dia em Siena

Enquanto o Brasil estava sendo descoberto, a Itália já gozava de grande desenvolvimento, tanto no campo científico, como cultural e político. Claro que, como tudo em história tem causa e consequência, esse foi um dos fatores para o descobrimento do nosso país, mas vamos deixar isso de lado para focarmos no nosso destino: a linda e contagiante Siena, uma das principais cidades da Toscana.

Em 1555, Siena, que já havia passado por um sistema de governo republicano, se rendeu aos fiorentinos e, com esse importante fato histórico, a Toscana começou a ganhar a forma que conhecemos hoje.

Conhecer Siena é obrigatório para quem viaja por Firenze e a boa notícia é que, como a cidade é pequena, é possível fazer um bate-e-volta da capital mundial da arte. São cerca de 2h20 de trem em uma viagem bastante tranquila.

E por onde começar o passeio? Ao chegar na estação de trem (que fica dentro de um shopping com uma estrutura bacana), é possível ir caminhando até o centro. Em aproximadamente 25 minutos você chegará ao principal ponto turístico da cidade: a piazza del Campo, que é uma das praças mais bonitas de toda a Itália. Anualmente, no mês de agosto, o local é palco do famoso e tradicional "palio de Siena", uma competição de cavalos entre os 17 bairros da cidade murada.

Vista da Piazza del Campo, em Siena

Com forma de concha, a praça conta com diversos restaurantes, cafés e, o mais importante, o Palazzo Pubblico com sua majestosa torre, conhecida como Torre del Mangia. É possível subir para ter uma bela vista da cidade, mas nós optamos por vislumbrar o município de outro prédio para conseguirmos ter um panorama de Siena com a torre, que é esplêndida.

Palazzo Pubblico, em Siena

A piazza del Campo é cheia de restaurantes, cafeterias e lojinhas

Além da praça, outro passeio imperdível é o complexo do Duomo di Siena. O bilhete custa 13 euros e inclui:

- A cripta do Duomo: o local foi aberto ao público há pouco tempo e possui muitos afrescos do artista Duccio, um dos mais importantes do renascimento senese, isto é, de Siena;

- O Duomo: prepare-se! Ao entrar na catedral, você encontrará um local cheio de belos detalhes. Logo de cara, há um mosaico no chão com o símbolo de várias cidades italianas. No final da nave, há ainda a cópia do vitral mais antigo da Itália, projetado também pelo artista Duccio (a versão original está no museu das obras do Duomo). Ao longo da igreja, estão muitas esculturas e belas obras de arte;

Fachada do Duomo de Siena. A construção começou no período gótico e terminou durante o renascimento

Detalhe do piso do Duomo de Siena. Você consegue identificar quais cidades italianas estão sendo citadas?

Interior do Duomo de Siena

- A Libreria Piccolomoni: localizada no interior do Duomo, a biblioteca possui afrescos muito bonitos;

- O batistério: na Itália, é muito comum haver um batistério próximo às catedrais pois, antigamente, era nesse local que eram realizados os batizados. No batistério de Siena, é possível vislumbrar belas estátuas renascentistas dos artistas Donatello e Ghiberti;

- O museu das obras da catedral: a maioria das obras originais do Duomo está dentro desse museu, como o belo vitral de Duccio. No topo, há ainda um terraço que permite ter uma vista linda da cidade medieval;

Vista da catedral do topo do museu das obras do Duomo

- Igreja de San Francesco: um pouco distante do centrinho, a igreja merece ser visitada por sua bela arquitetura. No caminho, ainda é possível apreciar as belas ruelas medievais.

Fachada da igreja de San Francesco

Gastamos quase um dia todo para conhecermos todos esses pontos turísticos, com uma parada para realizar nosso querido ócio contemplativo na famosa praça e outra para almoçar um belo gnocchi com um vinho de San Gimignano.

Almoço em Siena

Hmmmmm!

Duas comidas são bem típicas de Siena: o panforte, que é como uma torta mais dura com frutas, e o sanduíche de javali (cinghiale, em italiano). Não deixe de provar essas iguarias quando estiver na cidade!

#Toscana #Siena #Itália #Europa

© 2015 - 1 Mundo, 1 Lua de Mel <3

  • b-facebook
  • Instagram Black Round