Existe rotina quando se dá uma volta ao mundo?

De forma bem objetiva, a resposta é...

...sim, existe!

Já estamos viajando há mais de 6 meses e, embora fiquemos em lugares totalmente diferentes, a rotina, de certa forma, nos acompanha.

Normalmente acordamos cedo, mas sem despertador - um luxo que permitimos nos dar neste período sabático - e tomamos café da manhã em algum lugar. Às vezes é no quarto do hotel, hostel ou AirBnB, com coisas que compramos no mercado. Outras vezes é no próprio estabelecimento onde estamos hospedados e outras em alguma cafeteria próxima.

Café da manhã na barraquinha, no Vietnã

Costumamos almoçar fora, passeamos bastante e quase sempre reservamos um momento do dia para planejar os próximos passos da viagem. Lemos vários guias, blogs e resenhas no Trip Advisor. Às vezes passamos horas procurando um bom hotel, hostel ou AirBnB que esteja dentro do nosso orçamento.

Pique-nique de almoço em Salzkammergut, na Áustria

Como mudamos bastante de destino, também faz parte da rotina arrumar, desarrumar e carregar nossos mochilões.

Antes de dormir, costumamos programar o que faremos no dia seguinte (teremos que pegar um trem? Se sim, aonde? Já avisamos a dona do AirBnB que horas chegaremos? Temos o endereço completo do lugar?...), escrever alguns pontos altos sobre o que vimos. Às vezes também lemos um pouco.

Tudo isso faz parte de uma rotina. Mas também sempre exploramos lugares totalmente diferentes em cidades antes nunca visitadas por nós. Museus, templos, igrejas e atrações turísticas fazem parte do nosso dia a dia. Em destinos de praia, aproveitamos para tomar um sol, dar um mergulho e curtir um pouco a areia ou as pedrinhas (sim, muitas praias são de pedras ao invés de areia!). Sempre tiramos muitas fotos para registrar esse momento único de nossas vidas.

Pois é, mesmo em uma viagem e sem compromissos totalmente fixos, nós temos uma rotina. É diferente de acordar, ir trabalhar todos os dias no mesmo lugar e voltar para a casa, mas não deixa de ser uma rotina. A rotina do viajante. 😊

#voltaaomundo