O que fazer em Estocolmo?

Estocolmo é a maior capital dos países escandinavos. Com mais de 2 milhões de habitantes, a cidade sueca é rica em restaurantes, palácios e bons museus - diga-se de passagem, os museus em toda a Escandinávia são espetaculares.

Como queríamos aproveitar cada minuto na capital sueca, decidimos comprar o Stockholm Pass por 48 horas a partir do primeiro uso por 795 coroas por pessoa.

Além da entrada para 65 atrações, o Stockholm Pass também é válido no ônibus e no barquinho do Hop On - Hop Off, ou seja, permite um bom deslocamento pela cidade e, nesse tipo de ônibus, ainda é possível ouvir uma gravação com várias curiosidades sobre os principais pontos.

Listamos abaixo as principais atrações do Stockholm Pass.

Museu Vasa

O barco Vasa foi construído no século XVII a pedido da coroa de Estocolmo. Em sua viagem inaugural, com uma plateia de mais de 15 mil pessoas, a embarcação naufragou. Após 333 anos embaixo do mar, o Vasa foi resgatado e reconstruído, contando hoje com 98% de suas peças originais. Visitar o museu é obrigatório para quem visita Estocolmo. Logo na entrada, há um cinema com um vídeo muito bem feito narrando a história do Vasa. Na sequência, o turista pode conhecer cada detalhe do barco, que passou de vexame nacional para algo de grande orgulho aos suecos.

Museu Nobel

O Prêmio Nobel foi criado em 1901 pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel. Em seu testamento, o sueco escreveu que gostaria de deixar sua herança para prêmios anuais de física, química, fisiologia, literatura e paz, o que viria a ser um dos mais famosos reconhecimentos do mundo. Todo ano no dia 10 de dezembro, aniversário de morte de Alfred, ocorre a cerimônia de premiação na cidade de Estocolmo. O museu conta um pouco do evento e fala sobre a história e invenções de ganhadores do prêmio.

Fotografiska

Para os amantes de fotografia, esse museu conta com diversas exposições de fotos e fica aberto até as 23h.

Catedral de Estocolmo

A catedral Storkyrkan teve seus trabalhos iniciados no século XIII e apenas em 1942 recebeu o título de "catedral". Foi nela em que o atual rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, se casou com a rainha Silvia, filha de uma brasileira.

Palácio Real

O Palácio Real de Estocolmo está situado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan (cidade velha). Composto pelos gabinetes particulares do rei Carl XVI Gustaf e por salas administrativas da corte real, o edifício conta com mais de 600 quartos e é aberto ao público.

Palácio de Drottningholm

O Palácio de Drottningholm é residência particular da Família Real Sueca. Localizado em uma ilha a 45 minutos de Estocolmo, o palácio possui um jardim muito bem cuidado, com fontes e esculturas, além de um pavilhão chinês e do teatro real. O Stockholm Pass inclui ida e volta de ferry até a ilha, além de entrada para os quartos do palácio.

Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de Estocolmo chama bastante atenção por sua entrada, composta por grandes esculturas coloridas. A entrada é gratuita (não só com Stockholm Pass) e periodicamente há novas exposições.

Gröna Lund Tivoli

Pertinho do Museu Vasa está o parque de diversões Gröna Lund Tivoli. A entrada é gratuita com o Stockholm Pass, mas é necessário abrir a carteira para curtir os brinquedos.

#Europa #Suécia #Estocolmo #Escandinávia