Roteiro de carro pela França: costa oeste

Durante nossa visita pela França, decidimos passar alguns dias por Paris e, a partir de lá, alugar um carro para conhecer a Bretanha, a Normandia e a costa oeste do país.

Nossa primeira parada pela costa oeste foi Nantes. Embora tenha um centrinho típico de cidades europeias com um belo castelo do século XV, seus arredores misturam um pouco de modernidade com resquícios de um antigo apogeu industrial. E são essas características que fazem valer a pena reservar um dia para explorar o município, que é o 6º maior da França. Clique aqui para saber o que fazer por lá!

Uma das principais atrações de Nantes é seu elefante gigante

Dormimos duas noites na cidade e depois partimos para La Rochelle, que por décadas foi considerada "capital do protestantismo". Sentindo-se ameaçados pela expansão da religião, o rei Luís XIII e o cardeal Richelieu decidiram cercar o porto de La Rochelle, que era abastecida pelos ingleses, em 1627. Após meses sem receber alimentos, os protestantes acabaram se rendendo, mas o número de mortes durante esse período foi altíssimo: 80% da população.

A cidadela é conhecida pelas suas três torres que foram construídas na época medieval. Compramos um ticket combinado para subir em todas elas, que nos custou 8,50 euros. É um passeio bem bacana que possibilita uma vista panorâmica de La Rochelle.

Subir nas torres de La Rochelle permitem uma visão panorâmica bem bacana da cidade

Na sequência, pegamos nosso carro e decidimos conhecer a Île de Ré, a poucos quilômetros de La Rochelle. Vale a pena conhecer a ilha para dar um mergulho em uma de suas praias e, quem sabe, fazer um passeio de bike pela sua ciclovia.

Em pleno mês de outubro conseguimos dar um mergulho na Île de Ré

Neste mesmo dia, ainda fomos para Saint-Émilion, onde pegamos um hotelzinho bem bacana - La Maison du Bourg - de um casal de franceses super simpáticos. (Quando viajamos de carro, gostamos de reservar hotéis um pouco mais afastados, pois normalmente eles são melhores e mais econômicos).

No outro dia, exploramos o centro medieval da cidade e ainda visitamos alguns produtores de vinho. Uma sugestão é conhecer o Château Soutard, uma vinícola com uma bela arquitetura!

Imagina todo esse charme de cidade com um vinhozinho...

Antes de partirmos para nosso último destino, resolvemos parar na Dune du Pilat, um dos lugares mais impressionantes de toda a França. As dunas são uma enorme formação de areia natural costeira acumulada na baía de Arcachon. Ficamos umas duas horas por lá andando pelas areias, tirando fotos e apreciando a paisagem única.

De um lado da Dune du Pilat está o mar e do outro muito verde

Nossa última cidade foi Bordeaux, onde aproveitamos para comer um belo almoço de despedida acompanhado de um vinho típico da região. Au revoir!

#França #Europa #LaRochelle #IleduRe #Nantes #Bordeaux #SaintEmilion #vinho