Tours no Deserto do Atacama

A palavra que define o Deserto do Atacama, no Chile, é imensidão. Seja ao observar o céu ultra estrelado ou ao ver salares gigantes, a sensação é sempre de ser alguém bem pequenininho diante de uma natureza tão imponente.

E agências de turismo não faltam na cidade de San Pedro de Atacama. Fizemos tours com diferentes empresas e, com certeza, a que mais gostamos foi a Flamingo Tours. Os guias de lá falam vários idiomas e explicam sobre tudo bem minuciosamente. Recomendamos (e não, infelizmente não estamos sendo pagos para falar bem deles)! 😉

Listamos os tours abaixo com os preços que pagamos. Vale ressaltar que alguns delas ainda têm uma taxa extra de entrada à reserva ou parque nacional, que colocamos abaixo do valor.

Tour do Vale do Arco-Íris

20.000 pesos com snack

+ entrada de 3.000 pesos

O Vale do Arco-Íris conta com montanhas coloridas graças à influência de diferentes minérios

Esse foi o primeiro tour que fizemos no Atacama. A van nos pegou no hotel às 8h e partimos, com mais um grupo de umas 15 pessoas, para um lugar chamado "Ervas Buenas". Há mais de 7 mil anos, pessoas moravam nesta região e ainda hoje é possível ver seus desenhos rupestres, como uma lhama de duas cabeças.

Depois seguimos para o vale do Arco-Íris, com montanhas bem coloridas graças à influência de minérios. É um cenário bem bonito e dá para tirar bastante foto!

Gostamos bastante, mas achamos os outros tours ainda melhores!

Tour das Lagunas Escondidas

12.000 pesos com snack

+ entrada de 5.000 pesos

Depois de um mergulho nas Lagunas Escondidas saímos lotados de sal no corpo todo

Às 15h saímos de San Pedro de Atacama com uma van para visitar as lagoas escondidas. Há dois passeios para nadar em San Pedro: este e o Salar Cejar. Optamos pela primeira opção porque nos disseram que seria bem mais vazio e realmente só havia nosso tour por lá.

Ficamos algumas horinhas nadando e flutuando em lagoas cheias de sal e adoramos. Para finalizar, ainda vimos um belo pôr-do-sol! Foi um super passeio!

Tour das Piedras Rojas

38.000 pesos com café da manhã e almoço

+ entrada de 5.500 pesos

O tour das Piedras Rojas dura o dia todo e as paisagens são sensacionais....

...e no final ainda fomos ver flamingos bem de pertinho!

Saímos bem cedinho do nosso hotel, às 7h, e depois de algum tempo na estrada contemplando paisagens espetaculares, fizemos nossa primeira parada nas lagoas Miscanti e Miñiques, formadas há menos de um milhão de anos a partir da erupção de um vulcão próximo.

Apreciamos a vista, tomamos café da manhã com pão, manteiga, geleia e chá e partimos rumo às Piedras Rojas ("Pedras Vermelhas" em português).

Chegando lá ficamos embasbacados com tanta beleza. Há uma formação de rochas com tom avermelhado, cercada por montanhas e um lago azul turquesa. Muito lindo!

Almoçamos por lá com uma comidinha bem boa levada pelo guia e, na sequência, fomos para a Laguna de Chaxa para observar flamingos bem de pertinho. É um lugar bem bonito!

Voltamos às 18h para o hotel bem cansados, mas super satisfeitos com o tour!

Tour dos Geysers

15.000 pesos com café da manhã

+ entrada de 10.000 pesos

Acordamos bem cedinho para ver os geysers, que são lindos

O geyser del Tatio é o 3º maior do mundo. Localizado a 4.320 metros de altura, o campo geotérmico libera muito mais vapor pela manhã devido à temperatura externa e, por isso, os tours para lá começam beem cedo.

Saímos do nosso hotel às 4h30 e chegamos no parque ainda antes das 7h. A recomendação é levar muita roupa de frio, pois a temperatura é realmente bem baixa. Pegamos -10ºC e definitivamente não estávamos preparados!

Observamos os geysers, tomamos um café da manhã gostoso e fomos para uma piscina natural esquentar os pés um pouquinho. Voltamos para a cidade às 12h.

Tour do Valle de la Luna

10.000 pesos com snack

+ entrada de 3.000 pesos

A duna do Valle de la Luna é impressionante!

Um dos passeios mais famosos do Deserto do Atacama é o Vale da Lua. E não é por acaso: o lugar é realmente lindo!

Nossa primeira parada foram as Três Marias, que são três pedras formadas a partir da erosão. Uma delas está quebrada porque um turista foi tirar uma foto e a danificou.

Passamos perto de uma formação rochosa chamada anfiteatro e, depois, partimos para passear pertinho das dunas. Na sequência, entramos em uma caverna e caminhamos lá dentro por uns 30 minutos.

Terminamos o passeio apreciando um belo pôr-do-sol no vale. Um espetáculo!

Tour do Salar de Tara

40.000 pesos com café da manhã e almoço

Nosso tour preferido foi o Salar de Tara com sua paleta de cores incrível

Renan e Flávio, um grande amigo nosso, no passeio do Salar de Tara

O Salar de Tara foi o passeio que mais gostamos no Deserto do Atacama, embora a disputa seja acirradíssima. Deixamos este tour para o último dia devido à alta altitude.

Saímos às 8h do nosso hotel e a primeira parada foi um café da manhã com vista. De lá, saímos da estrada e passamos a andar no meio do deserto (sem placas e rotas, tudo com a memória do motorista).

Paramos perto de algumas pedras erodidas para tirar algumas fotos e, na sequência, fomos para o salar.

O lugar é uma composição de montanhas, vulcões, lagoas de sal e muito verde. Chegamos a ver flamingos e um roedor local que é como um porquinho-da-índia. Uma paisagem sensacional!

Almoçamos por lá e voltamos para San Pedro de Atacama às 16h.

Uma informação importante: não há banheiros no caminho, então prepare o uso do "pipi rock" (palavras da nossa guia).

Tour Astronômico

20.000 pesos

A lua vista do telescópio do passeio SPACE

O céu do Atacama é considerado o mais limpo do mundo e realmente é lindo.

Na nossa primeira noite, fomos para um passeio astronômico por meio da agência SPACE e adoramos!

Há alguns anos, um francês que adora o céu veio para o Atacama e acabou ficando. Ele tem váários telescópios e faz um passeio toda noite (exceto noites de lua cheia, pois o céu fica muito claro).

Saímos do centro da cidade às 23h em um mini ônibus. Em 10 minutos chegamos ao local e passamos cerca de 1h30 observando o céu e ouvindo explicações sobre as constelações, o universo etc.

Depois pudemos apreciar tudo pelos telescópios e, para finalizar, o francês tirou algumas dúvidas do grupo com direito a chocolate quente.

Como o passeio é noturno, é bom ir bem agasalhado, embora eles também disponibilizem alguns casacos e cobertores no lugar.

Recomendações gerais

- Como há muitos tours, vale a pena negociar um combo e barganhar. Pagamos 270.000 pesos por todos os tours mencionados acima (exceto o astronômico, que pagamos a parte);

- Os passeios possuem bons almoços e snacks (pelo menos os da agência Flamingo);

- Durante a manhã e à noite faz bastante frio, então é bom se agasalhar bem no início e no final dos tours;

- Os passeios para altitudes mais altas devem ser deixados para o final a fim de evitar o mal de altura;

- San Pedro de Atacama possui bons restaurantes, então vale a pena jantar na cidade.

#AméricadoSul #Chile #Atacama